Mês de agosto, mês de pausa nas publicações, mas não sem antes deixar recomendações de leituras. Ainda não sabes que livros devem aparecer nas tuas publicações de Instagram durante as férias? Espreita os livros que fomos cobrindo ao longo dos últimos meses nas nossas Revisões Literárias.
Sabe mais sobre a economia alemã durante a Segunda Guerra Mundial – não só como esta funcionou, mas como conduziu o país sobre a liderança de Hitler a lançar a tentar criar “o Faroeste Alemão na Europa de Leste”.
A China é tão capitalista como o Ocidente? Em Capitalismo sem rivais [Capitalism Alone, em inglês], Branko Milanovic alega que o Capitalismo é o sistema dominante no século 21 mas as suas variações - principalmente entre China e Ocidente - são relevantes para entender o sucesso da China, nas últimas quatro décadas.
O Canadá conseguiu criar uma imagem de ser uma versão liberal-progressista dos Estados Unidos. Com mais direitos sociais, regulações ambientais e uma melhor relação entre diferentes grupos étnicos. No seu habitual formato de banda desenhada, Joe Sacco contradiz esta imagem ao acompanhar a evolução das comunidades indígenas nos Territórios do Noroeste Canadianos - na recente bonança de fracking e oil sands - e investiga o histórico do Estado Canadiano em usar o Estado Social para desapropriar e dividir comunidades nativas.
Nos últimos 15 anos, o Norte Global viveu um período de múltiplas crises, com fortes efeitos na sua periferia. Estes choques forçaram Lisboa, e a sua Área Metropolitana, a passar por um longo processo de reconfiguração económica, com altos custos sociais. Este livro do Observatório sobre Crises e Alternativas, coordenado por Ana Drago, analisa em detalhe as causas e consequências para Lisboa e Portugal.
No dia 1 de Janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse pela terceira vez como Presidente do Brasil. Anos antes, o Partido dos Trabalhadores (PT) era dado como morto, no pico da operação Lava Jato e com o processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Celso Rocha de Barros analisa a fundação e a história do partido, seu modo de operar na sociedade brasileira, e a sua gradual evolução de partido de protesto, para partido de poder. Este livro deixa evidente que quem declarou o PT como morto estava condenado a estar errado.
Porque é que o Ocidente se tornou liberal e o campo socialista no Leste da Europa colapsou? Para Fritz Bartel, isto partiu do desafio comum de como reajustar as economias depois dos choques petrolíferos dos anos 70, para o qual a capacidade do Ocidente “quebrar promessas” foi essencial.
Como é que um Filósofo se safou de ser um liberal por causa de um colégio católico gerido padres húngaros no Midwest estadunidense? Segue a história de vida de Raymond Geuss.
Outras recomendações:
Livros
O Albergue Nocturno, Máximo Gorki, 1919 (edição em português)
O Ano I da Revolução, Victor Serge, anos 30 (edição em português)
Cities and the Wealth of Nations, Jane Jacobs, 1984
The Rise of the Working-Class Shareholder: Labor’s Last Best Weapon, David Webber, 2018
O Método Jacarta, Vincent Bevins, 2020 (edição em português) [entrevistas sobre o livro, em português, aqui e aqui]
O Neoliberalismo Não é um Slogan, João Rodrigues, 2022
Podcasts
The Santiago Boys, Evgeny Morozov (Podcast, 9 episódios, em inglês)
WeCrashed: The Rise and Fall of WeWork (podcast e série)
Pensar, escrever, editar e publicar demora tempo e exige sacrifícios. Nós, os Pijamas, fazemo-lo à margem das nossas rotinas laborais, sem receber por isso. Fazemo-lo por serviço público e, sobretudo, para desconstruir a narrativa do economês dominante e reflectir sobre caminhos alternativos para a nossa vida colectiva.
Se gostaste do que leste, apoia-nos. É simples e não te vai custar um cêntimo: subscreve e partilha a nossa newsletter e os nossos artigos. Esse é o maior apoio que nos podes dar.