Iniciativa Liberal, Partido das Ideias?
A campanha eleitoral das europeias mostrou o sucesso da Iniciativa Liberal com uma campanha ultra personalista. Das ideias pouco se viu.
A Iniciativa Liberal é aquilo que geralmente é considerado um partido de ideias, ou se quisermos, um partido de programa.
Dar mais espaço ao setor privado, cortar em impostos e pôr as empresas em primeiro lugar são as propostas, que tanto para os apoiantes como opositores, são a imagem de marca da IL. Podíamos mesmo dizer, que dos novos partidos de direita surgidos em 2017-2019, esta faz contraste com o Chega - altamente plástico nas propostas e personalizado em André Ventura.
Depois de um resultado nas legislativas, que sem ser um falhanço, deixou um sabor agridoce, o tom da campanha para as europeias foi bem diferente.
Como notado por André Pinção Lucas, Diretor Executivo do think tank gémeo da IL, o Liberdade Mais, o partido liderado por Rui Rocha chegou a estas eleições para o parlamento europeu como o “único partido cujo slogan de campanha tem o nome do candidato”.
Enquanto depois da vitória, algumas análises falem de uma “campanha profissional e completa, feita pela positiva” que veio dar a vitória a este partido das ideias, é difícil imaginar uma campanha mais personalista.
O antigo líder e cabeça de lista para as europeias, João Cotrim Figueiredo, surgiu com uma campanha altamente focada na sua pessoa. Destacaram-se penalties de cerveja por parte de Cotrim – isto é, ingerir todo o conteúdo alcoólico de uma cerveja de uma só vez –, Cotrim a assar sardinhas em arraiais dos Santos Populares, comícios com cânticos inspirados em claques de futebol, carrinhas com a cara de Cotrim a percorrer queimas das fitas académicas pelo país fora. O produto final foram os vídeos humorísticos para capturar a TikTokização eleitoral. Dado o sucesso dos resultados, talvez seja a altura de enterrar de uma vez por todas a noção da IL como um partido de ideias.
Passada uma semana dos resultados das europeias, na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas brasileiras forçada pelo Chega, a IL decidiu valorizar esse exercício. Ao fazer pouco de um arguido utilizar os seus direitos como tal para se reservar ao silêncio, mostrou que não há assim tanto que a separe do partido liderado por André Ventura. Nunca foi nas ideias que este partido encontrou o seu sucesso.